Alguns brinquedos ajudam a aliviar o estresse do cachorro, além de estimular o olfato, tato, visão e paladar, mas é preciso ficar atento ao material para que não cause intoxicação e outros problemas.
Dicas na escolha do brinquedo:
-Brinquedos funcionais que estimulam o olfato, como os que colocam rações e petiscos dentro, são ótimas opções para pets que passam horas sozinhos ou que precisam gastar energia em busca do prêmio.
-Atóxicos, já que eles levam à boca.
-Brinquedos feitos de plástico e borracha, que incentivam a mastigação e têm maior resistência a mordidas e brincadeiras.
-Verificar se o brinquedo é lavável, o que facilita a limpeza depois da brincadeira.
-O tamanho do brinquedo também interfere para cada pet. Nas embalagens, geralmente, há o peso do cão/gato indicado para o tipo de brinquedo. Regra geral: brinquedos pequenos, para pets pequenos, brinquedos maiores, para os de porte maior.
E atenção, antes de dar o novo brinquedo, recolha os antigos, até mesmo os que ele mais gosta. Agora sim, estimule brincadeiras entre o pet e o novo brinquedo. Faça um rodízio periódico entre os brinquedos e não deixe todos à mostra para que ao animal sinta-se sempre instigado a brincar.
Em caso de dúvidas, converse sempre com um especialista em comportamento animal.